quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O propósito eterno de Deus Parte #1


O propósito eterno de Deus e a condição do homem


    Qual o propósito de Deus para a vida do homem? Ouvimos frequentemente muitos cristãos falarem "Deus tem um propósito na sua vida, ele quer te salvar". Verificamos em Gênesis 1:26 que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus ou seja Deus colocou no homem sua bondade, seu amor, seu perdão, sua misericórdia, em suma todo o caráter de Deus foi colocado no homem.
     Então, como o proposito de Deus é salvar o homem? Porventura Deus desejou que o homem pecasse para que Ele pudesse mostrar sua bondade? É claro que não, logo, a salvação não é o proposito de Deus para o homem. Verificamos em Gênesis 1:28 que Deus disse para o homem frutificar e multiplicar e encher a terra. Por que isso? Porque o propósito de Deus para o homem é que este homem faça parte da família de Deus.
     O que Deus queria então quando fez o homem à sua imagem conforme a sua semelhança e depois disse para esse homem frutificar, multiplicar e encher a terra? Deus queria uma família de muitos homens, todos semelhantes a ele.
    Mas Adão não levou isso adiante, tornando-se Independente de Deus, por meio da desobediência (Gn 3.1-7). Pois ele foi colocado no Jardim do Éden para lavrar e guardar (Gn 2.15-17), mas guardar de quem, se ali só havia o próprio Adão? Guardar do inimigo que chegou ali camuflado de serpente (o diabo).
    Em  Genesis 2:17, Deus ordena ao homem que não comesse da árvore da ciência do bem e do mal porque no dia em que dela comeres certamente morreria.
     No capítulo 3 de Gênesis verificamos o homem comendo do fruto do conhecimento do bem e do mal, desobedecendo, desta forma, a Deus, com a intenção de ser como Deus, pois esse foi o argumento da serpente para levar o homem à desobediência (Gn 3.5). Na sequência verificamos que os olhos do homem se abrem, ele percebe que está nu, e costura roupas de figueira para se cobrir, ou seja, a maldade penetrou no coração do homem; a partir daí o homem deixou de ser imagem e semelhança de Deus, pois não há maldade em Deus.
     Alguém pode estar se perguntando: Mas eles não morreriam se comesse da árvore da ciência do bem e do mal? Continuaram vivendo e ainda tiveram filhos? (obs.: Após Adão ser instruído por Deus em relação à arvore do bem e do mal, Eva é formada e instruída por Adão, é tanto que, em Genesis 3, quem explica para a serpente o que Deus disse é a mulher). Pois é, Deus não estava falando de uma morte física, mas da morte espiritual. Da morte física Deus fala mais na frente um pouco quando ele diz que o homem iria trabalhar até que tornasse para terra, porquanto o homem é pó e para o pó voltará (Gn 3.19). Romanos 5-12 diz “por um homem entrou o pecado no mundo, pelo pecado a morte, assim também a morte passou para todos os homens, por isso que todos pecaram”. Com a desobediência o homem adquiriu a morte espiritual, perdeu a comunhão com Deus (Rm 3:23), perdeu a vida de Deus e se tornou um morto espiritual, o homem perdeu a direção que tinha sido dada por Deus, por isso romanos 3:12 afirma “todos extraviaram e juntamente se fizeram inúteis”, a terra foi cheia de homens deformados, homens sem a vida de Deus, homens sem o caráter de Deus. O homem não tinha mais condição de dar uma família perfeita a Deus, porque ele mesmo ficou deformado.
     Homem também ficou condenado por causa do pecado, Romanos 6:23 diz que “o salário do pecado é a morte” ou seja o homem estava condenado à morte eterna, pois Deus tinha dito em Gn 3.17, se comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal morreriam. Mas continuando o texto de Romanos 6:23 diz “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso senhor”. Deus dá uma nova chance ao homem, o livra da morte eterna e lhe dar de presente a vida eterna por meio de Jesus Cristo.
     Com o pecado tornou-se necessária a salvação do homem, não que isto seja o propósito de Deus, mas o homem precisa ser salvo para retomar o propósito de Deus. Com o pecado o homem ficou inútil para Deus (Rm 3:12), necessitados da vida de Deus (Rm 3:23), condenado à morte eterna (Rm 6:23), morto espiritualmente para Deus (Rm 5.12). Deus não desistiu do seu propósito por causa do Pecado, ele mandou Jesus para salvar o homem e com isso o homem retomasse o propósito que Deus estabeleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário